DESTAQUES

ARTIGOS

8
FEV/2016

Organização Patrimonial – Por que realizar?

Download:

Compartilhe:

   A contagem periódica dos itens registrados no Ativo, além do cumprimento específico estabelecido no Plano de Contas da empresa, contribui para um maior controle efetivo dos ativos físicos e confiabilidade das informações contábeis contidas nas demonstrações elaboradas pela administração da entidade.

   Toda empresa tem, por obrigação, efetuar registros adequados e respectivos a cada elenco de contas patrimoniais, dos quais devem ser apurados e inventariados a cada encerramento de exercício. Criar rotinas, atentos à Governança Corporativa, a periodicidade do inventário patrimonial é fundamental para o controle dos custos e despesas com a depreciação efetiva, para cada centro de atividade da empresa. Isso gera organização, efetivo controle e benefícios para a administração, ou seja, credibilidade das informações contábeis.

   O inventário periódico nada mais é do que fazer a contagem física dos itens existentes, sendo o seu objetivo principal verificar a compatibilização entre o ativo registrado e o existente. A não realização dos ajustes por ocasião das divergências do objeto do inventário resultará maior análise das auditorias sobre a relevância e materialidade, podendo ser necessária modificação no Relatório das Auditorias às demonstrações contábeis.

Fonte: Equipe da Ferrari Consultoria Empresarial e Gestão de Ativos

CATEGORIAS

Se preferir, navegue pelas categorias.